História

Datas importantes a lembrar...

  • 1960 – Criação da sofrologia (Espanha)
    Professor Alfonso Caycedo
  • 1980 – Colégio Médico de Sofrologia Caycediana (Portugal)
    Dra Frida Ergas
  • 1992 – Inauguração da Sofrocay® Internacional (Espanha)
    Professor Alfonso Caycedo
  • 2010 – Passagem de testemunho
    Dra Natalia Caycedo + Dr Koen van Rangelrooij
  • 2011 – Escola de Sofrologia Caycediana de Santarém (Portugal)
    Dra Maria Hélia Viegas + Ana Viegas Cruz
  • 2022 – Escola de Sofrologia Caycediana de Lisboa (Portugal)
    Ana Viegas Cruz

Em 1960, a sofrologia foi criada, pelo Professor Alfonso Caycedo, médico neuropsiquiatra, em Espanha. Na época, o Professor Caycedo trabalhava então como médico interno no Hospital Provincial de Madrid, sob a orientação do Prof. Lopez-Ibor.

O tratamento dos doentes mentais era precário e eram utilizados eletrochoques e comas insulínicos, para além da psicofarmacologia. Esses tratamentos eram adorados porque se percebia que era necessário mobilizar-se a consciência para que ela pudesse curar-se. Ele questiona-se: “O que é a consciência?”

Caycedo deu-se conta que em sete anos de formação médica, nem uma hora havia sido utilizada para estudar consciência. Então criou a sofrologia com dois objetivos: criar uma escola científica que estudava a consciência do ser humano, doente ou saudável, e criar uma nova forma de terapia para os seus pacientes.

Em 1963-64, durante o seu internato e sempre com a estreita colaboração do Professor López Ibor, Caycedo é aconselhado a deslocar-se para a Suíça e a procurar outros professores. Ele conhece o neuropsiquiatra, Viktor Frankl, com quem aprende as técnicas de logoterapia e instala-se em Kreuzlingen (Suíça) para ser estagiário do Professor Binswanger, psiquiatra conhecido por ter introduzido a fenomenologia na psiquiatria, como método de pesquisa sobre a consciência.

Aconselhado pelo Professor Binswanger, em 1964, Caycedo parte para a Índia, apresentando-se como médico ocidental, com a finalidade de estudar formas de meditação e exercícios de yoga que produzissem modificações no estado de consciência e que pudessem ser utilizadas como terapia em psiquiatria.

Em dois anos visita os “ashrams” mais importantes da Índia e escreve os livros “A Índia dos Yoguis” e “As Cartas do Silêncio” que se tornaram referências na própria Índia. Visita os centros de meditação budista e entrevista Dalai Lama. Viaja ainda para o Japão e descobre diversos mosteiros onde se pratica o Zen japonês.

Entre 1967 e 1969, Caycedo cria os três primeiros graus do Relaxamento Dinâmico, como método de formação adaptado à mentalidade ocidental. O primeiro grau baseia-se nas práticas do yoga. O segundo grau, inspira-se na contemplação utilizada pelo budismo tibetano, apesar de nada ter a ver com o budismo nem com a sua filosofia oriental. O terceiro grau apoia-se no Zen japonês.

Em 1967, Caycedo é nomeado professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina, no Hospital Clínico de Barcelona, onde utiliza o Relaxamento Dinâmico como método terapêutico para os doentes mentais. Em 1968, dá-se o Congresso da Sociedade Francesa de Sofrologia em Versailles onde se apresenta o Relaxamento Dinâmico de Caycedo como terapia. Em 1969, Caycedo publica o livro “Progressos em Sofrologia”.

Em 1970, organiza o I Congresso Mundial de Sofrologia em Barcelona cujo tema central é: “Sofrologia Medicina do Oriente e do Ocidente”. Este congresso é presidido pelo rei Juan Carlos e a rainha Sofia de Espanha e participam 1.400 delegados, de diversos países.

Em 1972, publica o “Dicionário abreviado de Sofrologia e Relaxamento Dinâmico”. Neste mesmo ano realiza-se um Simpósio Europeu de Sofrologia, em Lausanne (Suíça).

Em 1974, acontece outro importante Simpósio em Bruxelas e Caycedo apresenta em Paris o Treino Sofrológico aplicado a grupos. Ainda em 1974, publica o livro “Sofrologia Médica, Oriente e Ocidente”.

Em 1975, realiza-se o II Congresso Mundial de Sofrologia, em Barcelona.

Em 1977, acontece o primeiro Simpósio pan-americano em Brasília (Brasil). No Recife, Caycedo apresenta o discurso “A Declaração dos Valores do Homem” e é-lhe atribuído o título de Professor Honoris Causa da Universidade de Pernambuco. Em Madrid inaugura a Sofrologia Social, durante o IV Simpósio Europeu de Sofrologia. Neste mesmo ano, constitui-se a Fundação Alfonso Caycedo (FAC) e faz-se o I Simpósio Europeu de Madrid.

Em 1979, vai para a Colômbia e desenvolve a sofrologia social, como um método útil em diversos setores da população. Inaugura a Escola Internacional de Sofrologia. Em 1982, realiza-se o III Congresso Mundial de Sofrologia em Bogotá. Caycedo apresenta o seu quarto grau e abre-se ao ramo social, para além do ramo clínico já existente.

Em 1983, Caycedo apresenta o RDC 4 no Panamá e em 1985 na Europa, em Lausanne, Roma e Madrid.

Em 1988, o Prof. Caycedo regressa à Europa e cria os ciclos radical e existencial, completando assim, o seu método. O IV Congresso Mundial de Sofrologia, acontece em Andorra e é ali que se cria a sede desta ciência e restrutura-se a Sofrologia. O nome “Sofrologia Caycediana” é registado legalmente para recuperar esta ciência na Europa, onde o seu uso estava desvirtuado.

Em 1992, inaugura-se a Universidade Internacional de Sofrologia Caycediana – Sofrocay® Internacional. Criam-se as primeiras escolas delegadas legalmente. Hoje existem mais de 40 escolas na Europa: Suíça, França, Bélgica, Holanda, Brasil, Colômbia, Marrocos, Líbano, Canadá, Itália, Espanha, Portugal.

Também em 1992, Caycedo atualiza os ciclos fundamental, radical e existencial. Apresenta o Método Caycedo® completo com 12 graus que continua, até hoje sempre a aperfeiçoar-se.

Em 2001, Caycedo discursa sobre os Valores do Homem, em Genebra, Suíça.

Em 2010, realizou-se em Sitges, Espanha, o I Simpósio Mundial para comemorar o 50º aniversário da Sofrologia Caycediana. A partir desta data, Natalia Caycedo e o Dr. Koen van Rangelrooij assumem a organização da Sofrocay® Internacional. Esta passa a fazer as atualizações do método.

Em Portugal, em 1980 a Dra. Frida Ergas, médica francesa, residente em Lisboa, cria, em conjunto com outros médicos, o Colégio Médico de Sofrologia Caycediana. É considerada a “mãe” da sofrologia caycediana em Portugal. Durante 20 anos foi incansável na divulgação do Método Caycedo® sobretudo junto dos profissionais de saúde.

Em 2011, nasce a Escola de Sofrologia Caycediana de Santarém, com as diretoras Dra. Maria Hélia Viegas e Ana Viegas Cruz, reconhecida pela Sofrocay® Internacional.

Em 2012, a escola de Santarém inicia a formação Master Especialista em Sofrologia Caycediana, formação de sofrólogos, para continuar a difundir a sofrologia em Portugal.

Em 2022, esta escola passa a chamar-se Escola de Sofrologia Caycediana de Lisboa – ESCL®, como uma homenagem à Dra. Frida Ergas, “mãe” da sofrologia em Portugal que, nos deixa em 2022, com 105 anos. A nova Escola de Sofrologia Caycediana de Lisboa pretende dar continuidade ao seu legado, honrando a sua memória.

Em 2024, organizou-se o primeiro congresso Italo-Luso-Hispânico de sofrologia caycediana dedicado às suas aplicações na área clínica.

Mais informação...